Se aprovadas, unidades podem receber selo prata ou ouro
Se uma instituição hospitalar e ambulatorial não tem
condições nem se sente preparada para se candidatar a programas de acreditação,
no entanto, quer dar passos rumo à melhoria da qualidade e segurança, o
Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) – há 18 anos parceiro associado da
Joint Commission International (JCI) – está lançado um novo produto:
Fundamentos da Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, que busca
assessorar instituições de saúde na gestão da qualidade e segurança, visando
atender a RDC36, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que
tornou obrigatória a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
“O objetivo desse novo produto é oferecer uma ferramenta
de apoio aos profissionais que os ajude a direcionar seus esforços para uma
implantação efetiva de ações voltadas para a qualidade e segurança do paciente,
de maneira sistematizada e mais profissional”, salienta Nancy Yamauchi,
coordenadora de Educação do CBA. Segundo ela, a ferramenta é um grande auxílio
para gestores, já que “foi construída com base em uma metodologia organizada e
consistente, o que traz mais credibilidade e confiança ao processo e
consequente motivação da equipe.”
De acordo com a coordenadora de Educação, o ´Fundamentos
para o Cuidado’ tem cinco áreas-foco (Processo de liderança e prestação de
contas; Força de trabalho competente e capaz; Ambiente seguro para
profissionais e pacientes; Cuidado clínico dos pacientes; e, Melhoria da
qualidade e segurança), cada uma com dez critérios que representam estratégias
de melhoria da qualidade e redução de riscos. A visita inicial do educador do
CBA, responsável pelo projeto, orientará profissionais e líderes sobre a
metodologia adotada. “Esse educador irá ajudar a instituição no acompanhamento
da própria evolução durante a implantação e desenvolvimento do Programa de
Qualidade e do Núcleo de Segurança do Paciente, através de um instrumento de
autoavaliação digital, que, posteriormente, será validado presencialmente pelo
educador do CBA. Após a avaliação da consistência das evidências apresentadas,
o educador dará um feedback construtivo para a instituição, alinhando as
correções necessárias ou, reforçando aqueles processos que já se encontram
maduros e bem implantados na instituição”, esclarece.
A estimativa é que todo esse processo dure cerca de doze
meses, para que a instituição conquiste o selo prata ou ouro, conforme o nível
alcançado: prata, para a instituição que tenha o processo implantado e um
esforço de melhoria consistente e efetivo e, ouro, para a instituição que
atingir o nível máximo das citadas áreas-foco e que possuam dados para
confirmar o resultado do sucesso das estratégias adotadas para melhoria
contínua.
Apesar do selo outorgado pelo CBA, o produto lançado não
pode ser comparado a acreditação internacional. “Não se pode vincular o ´Fundamentos
para o Cuidado’ com o processo de acreditação da JCI; nem se trata de um
pré-requisito, já que são ferramentas distintas”, diz Nancy Yamauchi. Educador
do CBA, Antonio Jorge Dias dos Santos, diz que o novo produto pode ser
considerado “um patamar para construir a base necessária para posteriormente
iniciar um preparo específico para a acreditação, se este for o plano da
instituição.” De acordo com ele, o grau de exigência e os custos são bem
diferentes entre eles. “Para se ter uma ideia, no atual Manual da JCI para
Acreditação de Hospitais há 280 padrões, já o ´Fundamentos para o Cuidado’
possui 50 padrões somente”, compara Antonio Jorge.
Para solicitar uma proposta de projeto do Fundamentos da Qualidade e Segurança no Cuidado ao Paciente, entre em contato com Elisana Soares, do departamento comercial do CBA, através do telefone (21) 3299-8200 ou através do e-mail adm.ris@cbacred.org.br. Informações gerais do produto estão disponíveis no site do CBA, www.cbacred.org.br.